Dia do Yoga: 7 benefícios da prática

Que tal transformar todo dia em dia do yoga? Confira no artigo 7 benefícios da prática para a sua saúde.
Compartilhe:

Poses acrobáticas, super elasticidade e corpos perfeitos. Se você acha que estas três qualidades são essenciais para o yoga, precisamos te dizer que você está muito enganado. Que tal aproveitar que o dia do yoga é todo dia e começar a usufruir dos inúmeros benefícios desta prática milenar?

Confira nosso artigo sobre o assunto e veja como é fácil aprender para ter mais qualidade de vida. Vamos lá?

Você pode se interessar por:

– Simples e eficientes: veja 5 exercícios físicos para fazer em casa

Dia do yoga

Existe um dia do ano dedicado ao yoga, que é no dia 21 de junho. Nesta data, na Índia, milhares de pessoas se reúnem para celebrar. O dia do yoga é um dos maiores movimentos em massa para a promoção da boa saúde e bem-estar, já que é comprovado cientificamente.

É comum que se pense no yoga como algo difícil e talvez até um pouco elitista. Afinal, as celebridades postam fotos em posições elaboradas, milimetricamente perfeitas. Isso pode até desencorajar quem não está dentro desse padrão. Mas a realidade é que praticar é muito simples e todo mundo deveria fazer. 

Não precisa ser magro, ser super flexível e pode até usar uma cadeira. O yoga tem mais a ver com o estado de espírito de gratidão e meditação do que com acrobacias. A prática traz vantagens tanto para o corpo quanto para a mente.

Agora como aproveitar esses benefícios aqui no ocidente? Listamos 7 deles para você começar hoje mesmo. Veja agora quais são.

1. Mais força para os músculos

As posturas do yoga, chamadas de asanas, fortalecem o corpo como um todo. Há poses de força e equilíbrio e outras de relaxamento. Braços e pernas, além do abdômen contraído, trabalham para manter a pose entre as respirações.

2. Mais flexibilidade

Os alongamentos, feitos com frequência, melhoram a elasticidade do corpo. Com as articulações, tendões e músculos flexíveis, o risco de lesões diminui, mantendo o alinhamento da coluna com uma postura mais reta. Tudo isso traz alívio para quem trabalha muito tempo na mesma posição – sentado ou em pé – ou sofre com os efeitos da artrite. 

3. Mais energia vital

Difícil ser ativo durante o dia quando o desânimo está instalado. Não precisa esperar o dia do yoga chegar para testar que você vai sentir mais energia. 

Praticar yoga com frequência reduz o estresse, relaxa músculos tensionados. Como consequência, o sono melhora, restaurando as fontes de energia e refletindo em um dia com mais disposição.

4. Melhora a digestão e manutenção do peso saudável

Os exercícios podem fazer um super bem para o seu sistema digestivo e a pergunta que você faz agora é “como?”. A gente te explica.

Muitos asanas exigem torção, reversão e uso do abdômen. Para que eles sejam executados sem desconforto, naturalmente você passará a evitar certos alimentos. E o resultado é sentido na digestão e na redução de peso gradual. 

5. Alívio para as dores

Dores de cabeça, na lombar e até nos pulsos podem desaparecer quando a prática do yoga é constante. Os exercícios e técnicas são terapêuticas. Por corrigirem a postura, o equilíbrio e o uso dos músculos é realinhado, fazendo com que as dores sejam aliviadas gradativamente.

6. Faz bem ao coração

Os batimentos cardíacos se elevam, mas não ao ponto de representarem uma ameaça à saúde. São exercícios intensos, mas de baixo impacto, benéfico para a frequência cardíaca e a pressão sanguínea. 

7. Melhora o sistema respiratório

Mesmo as posturas de relaxamento, que não exigem tanto dos músculos, são ótimas para trabalhar os pulmões. Isso porque a respiração mais profunda e lenta aumenta a quantidade de oxigênio absorvida pelo organismo. Estresse, fadiga e até asma são condições que podem ser aliviadas. 

Gostou do nosso artigo? Nele você pode conhecer mais sobre o dia do yoga e como esta prática pode melhorar a sua qualidade de vida de 7 maneiras. E já que estamos falando em autocuidado, nós temos um material gratuito muito útil para você. Ë só clicar no banner para baixar:

 

 

Compartilhar