Fácil de encontrar e não precisa de prescrição médica. Para combater a dor e a febre, é só tomar dipirona. Como todo medicamento, existe o risco de efeitos colaterais, como sono, tontura e vômitos – isso para nomear alguns. Leia o artigo para tirar as suas dúvidas sobre esse princípio ativo.
*Atenção: procure um médico sempre que tiver queixas de saúde e não se automedique.
Para quê serve a dipirona?
Ela é o princípio ativo de diversos medicamentos para combater a febre (antipirético) e a dor (analgésico), geralmente causadas por gripes e resfriados, atuando como antiinflamatório. A dipirona pode vir de diversas formas:
- xarope;
- comprimido;
- gota;
- supositório;
- injetável.
Ela pode ser administrada em adultos, adolescentes, crianças e bebês com mais de 3 meses. A dipirona começa a agir no corpo entre 30 e 60 minutos após a dose e o efeito dura cerca de 4 horas.
Efeitos colaterais da dipirona
Os efeitos colaterais mais comuns da dipirona são:
- dor no estômago ou intestino;
- má digestão;
- diarreia;
- coloração avermelhada da urina;
- pressão baixa – mais comum na forma injetável;
- arritmias cardíacas;
- ardência ou urticária na pele.
Doses altas de dipirona podem causar:
- boca seca;
- alterações nos batimentos do coração;
- tremor;
- agitação;
- delírio;
- coma.
Qualquer pessoa pode tomar dipirona?
Há pessoas alérgicas à dipirona que não podem tomar este medicamento, pois surgem angioedemas. O inchaço aparece nas pálpebras, lábios, orelhas, língua e outras partes do corpo, que podem demorar dias para desaparecer.
Placas vermelhas espalhadas pelo corpo – urticária – também podem ser manifestadas.
Nesses casos, não se deve tomar dipirona e o médico vai indicar o melhor medicamento para tratar a dor e febre. A orientação médica deve ser procurada imediatamente para cortar o efeito da dipirona e eliminar o risco de óbito. Corticoides, antialérgicos ou broncodilatadores podem ser utilizados para facilitar a respiração.
Quem não deve tomar:
- pessoas que tiveram reação alérgica após o uso de remédios para dor ou febre, como ácido acetilsalicílico, paracetamol, diclofenaco, ibuprofeno, indometacina e naproxeno;
- pessoas com problemas na medula óssea ou doenças relacionadas com a produção das células sanguíneas.
- crianças com menos de 3 meses de vida;
- crianças com menos de 4 anos não podem usar dipirona na forma de supositório;
- e adolescentes com menos de 15 anos não podem tomar na forma de comprimidos.
Dipirona e paracetamol são a mesma coisa?
Dipirona e paracetamol não são a mesma coisa ainda que sirvam para tratar a dor e a febre. A diferença é que apenas a dipirona age como antiinflamatório.
Não existe a classificação de que um é mais forte que o outro, tudo vai depender das necessidades únicas de cada paciente e o problema a ser tratado.
O que você achou deste artigo? Você viu que a dipirona é um dos medicamentos utilizados para tratar a febre e a dor mais comuns. Os efeitos colaterais podem ser graves se a dipirona for administrada sem prescrição médica e o risco de alergia pode ser fatal.
Não use medicamentos sem o conhecimento do seu médico.