Dengue, chikungunya e zika: sintomas parecidos e diferentes

Sintomas de dores de cabeça, no corpo e febre? entenda a diferença entre dengue, chikungunya e zika

No verão, os casos de dengue, chikungunya e zika tendem a aumentar de maneira muito expressiva. Sintomas como febre, dores pelo corpo e manchas na pele são comuns e é normal que sejam motivo de confusão na hora do diagnóstico.

Leia no artigo quais são as diferenças entre as três doenças e tire as suas dúvidas sobre o assunto. Confira.

*Atenção: este conteúdo é meramente informativo e não substitui uma consulta e/ou avaliação com um infectologista.

Entenda a dengue, chikungunya e zika

um mosquito e três doenças, entenda a diferença que cada uma delas

Um mosquito, três doenças. Dengue, chikungunya e zika ainda hoje são confundidas por terem sintomas similares. Transmitidas pelo mosquito Aedes aegypt, elas são consideradas um grave problema de saúde pública e que precisa muito de ações de combate e prevenção todos os anos.

Conheça melhor cada uma delas e como são seus sintomas.

Dengue

Das três, a dengue é considerada a mais agressiva entre as doenças transmitidas por esse mosquito, já que pode trazer complicações letais ou mesmo deixar sequelas. O sintoma mais característico é a febre alta, geralmente acima de 38 graus e que costuma durar de 4 a 7 dias. Outros sintomas comuns: 

  • dor de cabeça intensa;
  • dor no fundo dos olhos;
  • dor nos ossos e músculos;
  • cansaço;
  • manchas vermelhas nos braços e tórax – que aparecem depois do terceiro dia de febre;
  • sintomas de viroses como diarreia, vômitos, tosse e congestão nasal.

É possível que um quadro de dengue hemorrágica se apresente ao ser reinfectado por um sorotipo diferente. O sangramento intenso pode causar choque e dificuldades respiratórias.

Chikungunya

A dor nas articulações é o sintoma mais característico desta doença, ainda que esteja presente na dengue e na zika. Na chikungunya, a dor pode ser tanta que os movimentos podem ser afetados.

Lugares mais afetados: dedos das mãos, pulsos e tornozelos. A dor pode permanecer por vários meses e impactar diretamente na qualidade de vida. Os outros sintomas duram, em média, 2 semanas e podem ser

  • febre alta por até 3 dias;
  • manchas vermelhas na pele;
  • diarreia;
  • vômitos;

Não é comum que as complicações levem a óbito, casos gravíssimos são raros. Alguns deles podem precisar de fisioterapia para combater as limitações das dores nas articulações. 

Zika

Uma pessoa com zika pode estar infectada e não apresentar sintomas ou mesmo que sejam sintomas muito leves – estudos revelam que cerca de 75% das pessoas apresentam este quadro. 

Quando há manifestações, o mais comum é o rash cutâneo (exantema), acompanhado de coceira intensa. Outros sinais da zika são:

  • febre baixa persistente;
  • dores leves – de cabeça, muscular e de articulações;
  • olhos vermelhos, sem coceira ou pus.

São sintomas significativamente mais leves que na dengue e na chikungunya e tendem a passar depois de uma semana. 

O risco está quando grávidas são infectadas, pois o vírus provoca malformação cerebral nos fetos. As consequências são microcefalia, aborto espontâneo ou morte do bebê logo após o nascimento. A síndrome de Guillan-Barré, que ataca o sistema nervoso e causa paralisia, é outra complicação da zika.

Diagnóstico correto para a dengue, chikungunya e zika

O diagnóstico é um desafio, uma vez que a chikungunya e zika são doenças relativamente novas e ainda pouco estudadas na academia de medicina. Então há uma certa dificuldade a ser enfrentada para chegar a resultados mais conclusivos.  

Para facilitar, podem ser feitos testes diretos, como é o caso da sorologia, PCR – sigla em inglês para Reação em Cadeia da Polimerase – e testes indiretos, por detecção de anticorpos. 

O teste por amostra de sangue pode detectar a doença nos primeiros sete dias de infecção. Após esse período, o PCR é mais indicado. Para diagnóstico do zika, dá para usar amostras de urina ou com o PCR até 15 após o início dos sintomas. 

Formas de prevenção

A prevenção pode ser tanto em caráter individual quanto coletivo. Para impedir que o mosquito se reproduza e prolifere as doenças, é necessário adotar algumas medidas, como evitar água parada em vasos, garrafas, caixas d’água e qualquer outro espaço que possa acumular água, ainda que seja em pouquíssima quantidade.

Em caráter individual, o uso de repelentes, proteger portas e janelas e, se possível, cobrir a maior parte do corpo em áreas endêmicas. 

Entre as três, a dengue é a única das doenças a ter vacina. É indicada para quem já teve e está disponível na rede particular.

Teste para dengue e zika na Santo Remédio

Entenda quais as diferenças entre dengue, chikungunya e zika

Na Santo Remédio você tem rapidez e segurança para cuidar da saúde. Temos o Farma+Clinic, um espaço exclusivo para atendimento farmacêutico especializado e, entre os exames oferecidos pelos Testes Laboratoriais Remotos tem o teste para dengue e zika. Clique aqui para ver as lojas onde os testes estão disponíveis.

O que você achou deste conteúdo? Aqui, você pode entender o que diferencia a dengue, chikungunya e zika, como é feito o diagnóstico e o tratamento para cada uma delas.

Compartilhar