Você tem sentido cansaço, depressão e ganho ou perda peso sem explicação plausível? A ideia do artigo não é assustar, mas as doenças da tireoide se manifestam dessa forma, facilmente se passando por situações comuns de uma agenda corrida.
Saiba como identificar alertas de que algo não vai bem no corpo com a leitura do artigo de hoje. Confira!
*Atenção: este conteúdo é meramente informativo e não substitui a avaliação de um profissional. Caso se identifique com os sintomas, procure ajuda especializada.
Conheça as doenças da tireoide
A glândula tireoide é um órgão em formato de borboleta que fica na parte da frente do pescoço. É ela a responsável por regular e produzir a secreção de hormônios fundamentais para o funcionamento do nosso organismo.
As doenças na tireoide são consideradas silenciosas já que os sintomas são frequentemente confundidos com problemas pontuais de rotina, como cansaço ou estresse. As doenças podem ser:
- hipertireoidismo – causado pela doença de Graves;
- hipotireoidismo – doença autoimune inflamatória (Tireoidismo de Hashimoto);
- bócio – papeira;
- nódulos na tireoide;
- câncer de tireoide.
A tireoide produz um hormônio que serve como uma espécie de “guia”, que indica como o seu corpo deve funcionar. E é ele que vai controlar o metabolismo, o crescimento do corpo, influenciar nas funções cardíacas, na temperatura e também na transformação dos alimentos ingeridos em energia.
As doenças na tireoide mais comuns são o hipotireoidismo e o hipertireoidismo.
A primeira, é a diminuição da produção do hormônio, afetando o ritmo do metabolismo, deixando-o mais lento. No hipertireoidismo acontece o oposto, ele acelera, alterando inclusive os batimentos cardíacos. Além disso, há um aumento no tamanho da glândula, conhecido como bócio e o câncer na tireoide.
5 sintomas das doenças na tireoide
Como você pode ver até aqui, as doenças na tireoide podem afetar a qualidade de vida, devido a influência do órgão sobre o corpo. Confira abaixo alguns sinais de alerta para procurar um médico:
Esquecimento e falta de concentração
Sabe quando você esquece o copo d’água cheio no filtro ou deixa a chave na porta e sai de casa sem trancá-la? Pode ser apenas um raro lapso de memória, mas essa sensação de cabeça nas nuvens, falta de concentração e mente acelerada, pode indicar algo na tireoide.
O esquecimento pode estar relacionado ao hipotireoidismo. Já a falta de concentração pode indicar hipertireoidismo.
Aumento e perda de peso
O hipertireoidismo pode provocar aceleração do seu metabolismo. Portanto, se você não está fazendo nenhuma dieta e notou perda de peso, melhor ficar atento.
Do mesmo modo, é importante observar aumentos consideráveis de peso, já que o hipotireoidismo diminui a capacidade metabólica e, consequentemente, influencia no aumento do seu peso.
Pele seca e queda de cabelo
É normal que você perca alguns fios de cabelo por conta do estresse, uso de produtos ou até por causa da estação do ano. Porém, se essa queda se mantém por muito tempo, ela pode estar ligada a alterações na tireoide.
Preste atenção também no aspecto da pele e como ela responde às mudanças do clima. Caso note mudanças, não hesite em procurar ajuda especializada.
Cansaço, sonolência e dores musculares
Se você dorme muitas horas e mesmo assim passa o dia sonolento e sentindo cansaço, é interessante ficar alerta. Estes podem ser sinais de que a sua tireoide não está funcionando como deveria.
As dores musculares que aparecem com sensação de formigamento também podem indicar o mau funcionamento do órgão.
Palpitações e pressão alta
Como o funcionamento exagerado da tireoide aumenta os batimentos cardíacos, é comum o aparecimento de palpitações. Pode haver um aumento da pressão, principalmente se ela não diminui com dieta e mudanças de hábitos.
O que fazer se percebo alguma alteração?
Há uma série de indícios que podem alertar sobre as doenças na tireoide. Deste modo, se você está sentindo que há algo errado, procure um clínico geral ou endocrinologista. Eles indicarão exames para observar se a sua tireoide tem alguma alteração.
O que acontece se a tireoide está alterada?
Caso haja um diagnóstico, o tratamento de doenças na tireoide é feito com o uso de remédios para a regulação da função do órgão.
Em alguns casos, pode ser recomendada a realização de cirurgia para retirada da glândula. Nesta situação, será necessário fazer reposição hormonal por toda a vida.
O que você achou deste conteúdo? Aqui, você viu que as doenças na tireoide podem se manifestar no corpo com sintomas tão simples, como queda de cabelo e esquecimento, que podem ser confundidos com outras coisas ou mesmo passarem despercebidos.
Por isso, não descuide dos cuidados com a saúde. Os exames anuais são uma excelente estratégia para detectar alterações logo no começo e tratar de maneira mais eficaz.