Cansaço, enjoos e irritabilidade. São três sintomas bem característicos do início de uma gestação. O culpado é o bebê? De forma alguma! E sim, o hormônio em plena produção neste período, detectado no exame que leva seu nome: o beta-hCG.
Saiba mais sobre os valores de referência, quando ele é produzido e outras informações importantes sobre o assunto com a leitura do nosso artigo.
Leia também:
– Aborto espontâneo: o que é, as causas e principais sintomas
– 4 dicas para evitar as estrias na gravidez
Entenda o hCG
Presente no sangue e na urina, o hCG – sigla para gonadotrofina coriônica humana – é o hormônio produzido na gravidez, a partir da primeira semana após a fecundação do óvulo. O exame beta-hCG é responsável por verificar a quantidade do hormônio no organismo, que pode confirmar ou descartar a gestação.
Este hormônio causa uma série de reações no corpo, como:
- sensação de de cansaço;
- sono excessivo;
- irritabilidade e mudanças de humor;
- diarreia;
- ardor no estômago.
O exame beta-hCG está suscetível a resultados incorretos, como falso positivo e negativo. Isso vai depender de medicamentos utilizados, presença de tumores ou mesmo resultado negativo ainda que haja gravidez, quando feito muito cedo.
No início da gestação a quantidade de hormônios é pequena. Ela vai dobrando de quantidade a cada dois dias, em média, até atingir um pico na produção por volta da nona semana.
Você pode se interessar por:
– É possível engravidar ou emagrecer depois dos 40 anos?
De onde vem o hormônio beta hCG
O hormônio é produzido assim que o óvulo fertilizado se fixa no útero. É ele que vai atuar para prevenir que haja uma nova menstruação e, assim, permitir a continuidade da gravidez, ajudando a nutrir o embrião.
Como os níveis ficam em alta até a nona ou décima semana, é comum que os sintomas característicos, como os famosos enjoos, sejam mais intensos nesse período. Os níveis de hCG vão ser diferentes dependendo da quantidade de embriões.
Os valores de referência são em semanas, de acordo com o último período menstrual – UPM. E têm como guia os seguintes dados:
- 3 semanas (UPM) 5 – 50 mIU/ml;
- atinge o pico com 9-12 semanas (UPM) 25,700 – 288,000 mIU/ml;
- e vai diminuindo até o fim da gestação, por volta de 25-40 semanas (UPM) 3,640 – 117,000 mIU/ml.
Vale ressaltar que esses números são um guia e cada mulher é única. Para verificar se tudo está dentro dos conformes, procure a ajuda de um profissional e exames complementares.
Dicas importantes para o exame beta-hCG
Caso haja suspeita de gravidez e o teste der negativo, um novo exame deve ser feito depois de 48 horas.
Se deu positivo, um ginecologista-obstetra deve ser procurado para a realização de exames adicionais que confirmem a gravidez e possa dar início ao pré-natal, como ultrassonografia, ultrassonografia transvaginal e o Beta hCG seriado.
Faça seu exame beta hCG na Santo Remédio
Na Santo Remédio você tem rapidez e segurança para cuidar da saúde. Temos o Farma+Clinic, um espaço exclusivo para atendimento farmacêutico especializado e, entre os exames oferecidos pelos Testes Laboratoriais Remotos tem o exame beta hCG. Disponível nas seguintes lojas:
Porto Velho – RO:
📌 Av. Governador Jorge Teixeira, 2208 – Bairro Embratel.
Manaus – AM, nas seguintes unidades:
📌 Boulevard – Av. Álvaro Botelho Maia – Centro;
📌 Borba – Rua Borba, 876 – Cachoeirinha;
📌 Djalma Batista – Av. Djalma Batista, 946, N. Srª das Graças;
📌 Flagship – Av. Coronel Teixeira, 4685 – Ponta Negra;
📌 Ecológica – Av. Darcy Vargas, 752 – Parque Dez de Novembro.
O que você achou deste conteúdo? No artigo você viu que o exame Beta hCG é feito para avaliar a quantidade do hormônio no organismo para determinar a viabilidade de gravidez ou de doenças, e que pode ser feito nas lojas da Santo Remédio.
Para saber mais sobre cuidados e saúde na gravidez, continue aqui no nosso blog