Checklist de viagem: veja 5 itens que você NÃO PODE esquecer de levar na bagagem!

A maioria das pessoas têm dificuldade na hora de arrumar a mala de viagem. Os problemas são vários: medo de esquecer algo, risco de exceder o peso da bagagem, entre outros. Por isso é sempre bom ter em mãos um checklist de viagem.

Adotar esta prática pode garantir que nada de importante seja esquecido e você ainda economiza tempo. O ideal é montar a lista com antecedência, definindo se a viagem irá ser nacional ou internacional, saber em qual estação climática irá estar no lugar, além de pesquisar sobre informações gerais do destino.

Para poupar o seu tempo, a Santo Remédio listou 5 itens que não podem faltar no seu checklist de viagem. Confira. Você não vai se arrepender.

1. Documentos: o primeiro item do checklist de viagem

É fundamental está com todos os documentos em ordem. Eles são itens obrigatórios em toda e qualquer viagem, seja ela nacional ou internacional.

Para destinos nacionais, é necessário:

  • Carteira de identidade nacional ou algum documento de identificação com fotografia, válido em território nacional;
  • Cartão Nacional de Saúde ou cartão do plano de saúde;
  • Carteira de Vacinação, é importante levar o documento em casos de imprevistos, principalmente em viagens nas regiões Norte e Nordeste do país, pois nessas áreas há registros de algumas doenças tropicais.

Caso a viagem seja internacional, é necessário apresentar documentos exigidos pela legislação do país estrangeiro. Os documentos são:

  • Passaporte válido;
  • Visto, se for necessário;
  • Cédula de identidade civil ou documento estrangeiro equivalente, apenas nos casos previstos em tratados, acordos e outros atos internacionais;
  • Certificado Internacional de Vacinação, alguns países exigem a apresentação do documento, que comprova internacionalmente a vacinação contra doenças que foram definidas pelo Regulamento Sanitário Internacional, sendo a mais comum a Febre Amarela.

Para as crianças é solicitado ainda, o registro de nascimento original, caso ainda não possuam identidade.

2. Adaptador e carregador

Visitando outro país, você avista uma bela paisagem, quando pega o celular ou máquina fotográfica para registrar aquele momento, o aparelho está descarregado, e agora? O que fazer?

Para não perder tempo e nem o momento, o ideal é acrescentar no checklist o adaptador universal e os carregadores de todos os aparelhos eletrônicos que irão ser utilizados.

O adaptador universal será de grande utilidade durante toda a viagem. Afinal, em muitos lugares, até mesmo no Brasil, existem padrões de tomadas diferentes.

Tão importante quanto o adaptador é o carregador do aparelho eletrônico, e em alguns casos, também uma bateria extra. Esses dispositivos móveis (celular, tablet, entre outros) funcionam a partir do fornecimento de energia elétrica e alguns descarregam em poucas horas.

Sendo assim, não fique na mão na hora de tirar aquela fotografia de sua viagem. Leve sempre na bolsa o carregador e adaptador universal.

Confira também:

Idosos: 5 dicas práticas para uma viagem tranquila e segura

Protetor solar para crianças: como escolher o melhor produto?

Vacinas para viajar: veja quais são as mais importantes

3. Roupas, calçados e acessórios

Para que a viagem seja perfeita, é importante levar roupas e acessórios que estejam de acordo com o clima e a estação do destino.

Uma dica importante é conferir no roteiro da viagem as atividades que serão realizadas, e assim escolher as roupas conforme as ações previstas.

Como por exemplo, se a viagem for para as montanhas e lugares de temperaturas muito baixas, será indispensável casacos, agasalhos e roupas de frio. Já no caso de praias e lugares de clima quente, é aconselhável trajes de banho e roupas mais leves.

Sem se esquecer dos acessórios obrigatórios para o verão, chapéu e óculos escuro, e para o inverno o uso de gorro e cachecol se tornam também indispensáveis.

Já os calçados, os melhores para bater perna são os usados, que estão amaciados e são mais confortáveis para longas caminhadas. Para trilhas, o ideal é usar tênis ou botas, também amaciados.

Um calçado essencial é o chinelo de borracha, que é útil para ir à praia, como também para entrar em chuveiros e passear em dias de muito calor.

4. Produtos de higiene

Os itens de higiene são essenciais e não podem faltar na mala de viagem. Uma dica importante é a utilização de um compartimento separado da bagagem (necessaire) para colocar os objetos de higiene.

A necessaire possibilita a otimização do espaço e pode manter a mala organizada. Seguem os produtos mais importantes para a higiene e saúde do viajante:

Escova e pasta de dentes, enxaguante bucal, sabonete, shampoo, condicionador, hidratante corporal, desodorante, aparelhos de barbear, creme de barbear, absorvente entre outros.

E não podemos esquecer o protetor solar, independente da estação do ano, o produto é obrigatório e deve ser levado em quantidade suficiente para a viagem.

Agora se a viagem for para locais em que há muitos mosquitos, o repelente é outro item necessário. Além disso, outras atitudes podem ser tomadas, como levar na bagagem roupas de manga comprida, redes para colocar sobre a cama e até inseticidas.

Contudo, existem restrições para o transporte de líquidos em bagagem de mão em vôos internacionais: como pasta de dente e cremes que devem ser conduzidos em frascos de até 100 ml e colocados em embalagem plástica transparente, vedada, com capacidade máxima de 1 litro.

Fique atento a essas orientações na hora de montar seus kits de higiene.

5. Medicamentos

Devemos nos preocupar também em levar os medicamentos de uso diário e os de emergência, isso pode fazer a diferença em caso de imprevistos durante a viagem, pois há lugares em que o acesso às farmácias ou aos serviços de saúde é bem difícil.

Em primeiro lugar, consulte um médico antes da viagem para decidir quais são os remédios e a dosagem necessária para montar seu kit de medicamentos.

Os medicamentos mais utilizados para tratar sintomas são antitérmicos, antialérgicos, antieméticos (remédios para náuseas), analgésicos e anti-inflamatórios.

Há também os curativos, pomadas, antissépticos e outros produtos que devem ser considerados na hora de fazer as malas.

No caso de viajantes que tenham doenças crônicas, devem levar os medicamentos que utilizam diariamente em quantidade suficiente e com o prazo de validade adequado.

É importante ter uma declaração do médico para ser apresentada na chegada em outros países, como também receituário médico.

Seguro viagem

O seguro viagem para destinos internacionais, também é um item indispensável, pois ele pode assegurar o viajante se acontecer algum imprevisto durante a viagem. Geralmente o seguro tem cobertura em casos de extravio de bagagem, internação médica, problemas dentários ou qualquer outra emergência em outro país.

Gostou das dicas? Agora você já pode começar a se planejar para o próximo destino com a elaboração de um checklist de viagem. Se ainda não escolheu o lugar para viajar, temos um post especial para você. Conheça os 5 melhores lugares para visitar e relaxar no Brasil.

Compartilhar