Passar mais de um dia sem ir ao banheiro é um claro sinal de que o intestino precisa de uma mãozinha para funcionar direito. A prisão de ventre, apesar de comum, não é amiga da saúde. A alimentação e hábitos de vida podem fazer toda a diferença na frequência e consistência da evacuação.
Vem com a gente conhecer os melhores alimentos para se livrar da prisão de ventre e tirar suas dúvidas sobre o assunto. Vamos começar?
Entenda a prisão de ventre
É a dificuldade para evacuar mesmo quando há urgência de ir ao banheiro ou vontade nenhuma, que pode durar muitos dias. A prisão de ventre pode ser emocional – quando você sai da rotina, por exemplo; pode ser decorrente de hábitos prejudiciais, como beber pouca água; pode ser causada por uma alimentação pobre em fibras e também ser efeito colateral de medicamentos.
A condição pode durar alguns dias e se resolver sozinha ou pode ser sinal de males no sistema gastrointestinal do indivíduo.
Mesmo sendo corriqueira, a prisão de ventre deve ser tratada. Tudo o que é ingerido, precisa ser eliminado de alguma forma, certo? Entre as complicações que ela causa no organismo, existe o fecaloma. É quando a massa fecal endurece e fica presa no cólon, impedindo a passagem das fezes.
Sintomas do intestino constipado
- Vontade de fazer força no momento da evacuação;
- Sensação de fezes presas;
- Barriga pesada;
- Distensão abdominal (barriga inchada);
- Gases – acompanhados de dor ou não;
- Desconforto abdominal;
- Fezes pequenas, endurecidas e em pouca quantidade.
Que alimento é bom para prisão de ventre?
A prisão de ventre é algo incômodo que pode atingir desde bebês recém-nascidos, até adultos. Não há quem nunca tenha sofrido pelo menos uma vez desse mal. Quando se trata de algo esporádico, não necessita de tanta atenção, sendo resolvida dentro de alguns dias.
Porém, quem convive com isso diariamente sabe o quanto os efeitos da prisão de ventre podem incomodar no dia a dia. Sensação de estufamento da barriga, peso, dentre outros pontos são alguns dos fatores que o indivíduo precisa ter que lidar no dia a dia.
No entanto, graças a uma alimentação balanceada e natural, é possível alcançar um bem estar e ajudar o organismo a funcionar melhor para que a prisão de ventre não seja um fator que incomode.
Para ajudar o intestino a funcionar melhor, é recomendável ingerir alimentos saudáveis e ricos em fibras. Eles regulam a digestão e também possuem uma ação mais efetiva para acabar com a constipação. Dá uma olhada!
1. Vegetais
Os vegetais, em especial os legumes crus e folhosos, como repolho, alface ou couve, acabam contribuindo para que o organismo funcione melhor. Isso porque geralmente, esses são alimentos que possuem muitas fibras.
As fibras são substâncias que resistem à digestão, dessa forma, contribuem para que o bolo fecal seja construído. O ideal é fazer com que os legumes e vegetais sejam preparados com a casca, pois é onde está a maior parte do conteúdo fibroso.
2. Frutas com casca
Assim como os vegetais, as frutas devem ser consumidas com casca pois é nessa parte em que a fibra se concentra em sua maioria. Portanto, dispensar a casca das frutas pode ser um erro que quem tem prisão de ventre esteja cometendo.
3. Feijão
Além de ter ferro em sua composição e proteínas vegetais, o feijão também conta com porções de fibras solúveis e insolúveis. Isso ajuda bastante no combate da prisão de ventre.
As fibras solúveis são cruciais para que possam capturar água e fazer com que as fezes sejam mais macias , deixando mais fácil então a sua passagem pelo intestino. As fibras insolúveis acabam também estimulando os movimentos peristálticos.
4. Arroz integral
O arroz branco acaba ajudando a prender o intestino, já o arroz integral ajuda a impedir esse problema. Como esse não é um arroz refinado, os grãos acabam conservando as camadas onde as fibras se localizam.
Portanto, a cada 100g consumidas, você consegue obter 2,7g de fibras.
5. Farelo de trigo
Como todos os farelos, o de trigo tem excelentes benefícios. Além de reduzir o colesterol e aumentar a sensação de saciedade, ele favorece o intestino e é o que tem a melhor ação em casos de prisão de ventre.
6. Ameixa
Fibras tanto na polpa quanto na casca, a ameixa preta é ótima para facilitar a movimentação das fezes rumo à saída. Isso acontece porque ela aumenta a absorção de água enquanto o bolo fecal é formado, deixando-o mais amolecido. E essa consistência é a ideal para transitar pelo intestino.
7. Mamão
Provavelmente você já sabia deste efeito do mamão. As fibras presentes na fruta irrigam e dão volume à massa fecal. A papaína, substância em abundância no mamão, acelera o processo digestivo e estimula a evacuação.
8. Farelo de aveia
Também é rico em fibras solúveis e insolúveis, além da beta-glucana, que pode auxiliar para um bom funcionamento intestinal. Estimula o crescimento das bactérias boas da flora intestinal e melhora a consistência das fezes, o que facilita sua mobilidade no intestino.
9. Água
Elemento da vida, a água é tanto alimento quanto nutriente, visto que as substâncias presentes são essenciais para o funcionamento do organismo. Um corpo hidratado tem suas funções biológicas garantidas, boa digestão e, consequentemente, fezes mais macias.
O que comer para evacuar todos os dias?
Se você quer ter um intestino que funcione melhor, então deve se cercar de alimentos que contribuam com isso. A alimentação deve acontecer desde o café da manhã até o desjejum.
O café da manhã então, se possível, deve ser regado de itens que contribuam com a evacuação. Você pode optar por comer mamão, ameixa junto de farelo de aveia.
Danones que também são feitos para contribuir com a flora intestinal são um bom investimento. Opte por tomar chás ao invés de café.
No almoço, arroz integral, bastante vegetais, folhas e feijão. Prefira consumir sucos ou chás gelados para que o intestino absorva melhor. No lanche, frutas com casca são sempre uma boa opção, assim como a ingestão de probióticos naturais como iogurte natural e kefir.
Ingerir sementes e grãos também ajudam, como castanhas, nozes e outros tipos de cereais. Na janta, um frango grelhado, arroz integral, salada com grão de bico são ótimos para saciar e regular o intestino.
Sopas também são uma boa opção para poder alternar e variar o cardápio. Claro, não se pode esquecer que ao longo do dia, ingerir água ajuda na hidratação e contribui para que o intestino não fique ressecado.
Se aliada à uma alimentação equilibrada, você pode dar adeus ao intestino constipado!
O que tomar para prisão de ventre?
É possível também fazer uso não só de chás, como de laxantes para ajudar a evacuar com maior facilidade. Caso a alimentação ainda não tenha cumprido o efeito desejado pode-se complementar com os laxantes.
Porém, é preciso tomar cuidado pois o uso desse item com frequência pode agredir o intestino e causar vício, fazendo com que ele funcione apenas quando você tomá-lo. O laxante deve ser usado esporadicamente e não frequentemente.
O que evitar comer?
Para combater a prisão de ventre deve ser necessário comer fibras. Existem alimentos que fazem o efeito oposto e acabam prendendo o organismo. Então, para que você não contribua com isso, é interessante que você evite:
- Sucos das frutas: maçã, pêra, goiaba, caju e limão;
- Arroz branco e carboidratos simples como: pão francês, pão de forma, torrada, biscoito de polvilho, biscoito de água e sal, tapioca, macarrão.
- Processados: pizzas, hambúrgueres, salgadinhos, bolachas recheadas, bolos e tortas de farinha branca.
Gostou do nosso conteúdo? No artigo, você viu que a prisão de ventre é comum e que, adotando hábitos mais saudáveis na alimentação, em poucos dias ela pode ser resolvida. E por falar em alimentação, que tal agora ler sobre:
Você pode se interessar por:
– Fadiga excessiva: o que pode ser e como a alimentação pode ajudar? Descubra
– Dor de barriga em crianças: o que pode ser e como evitar?