Levar uma vida ativa traz grandes benefícios em todas as fases da vida. E quando a atividade física regular faz parte da rotina antes do bebê chegar, os ganhos são ainda mais importantes. Por isso, hoje, nós trouxemos 7 dicas de atividades físicas na gravidez adequadas para cada trimestre. Confira o artigo e tire suas dúvidas sobre o assunto.
Atenção: este conteúdo é meramente informativo. Para casos de gravidez de risco, um profissional deve ser consultado para avaliar o quadro e orientar a atividade física.
Você pode se interessar por:
– 4 dicas para evitar as estrias na gravidez
Por que fazer atividades físicas na gravidez?
A gravidez é o momento de se resguardar de algumas coisas que possam oferecer qualquer risco à saúde da mãe e do bebê. Talvez por isso haja o temor de um aborto ou prejudicar o bebê.
É claro que, se a mulher era sedentária antes de engravidar, agora não é o momento de cair em exageros. Ainda assim é importante começar a praticar para fortalecer a musculatura, preparar para o parto e o pós-parto, além de garantir aquela dose dos hormônios da felicidade e manter o peso sob controle.
Não custa reforçar: antes de começar, procure orientação médica.
Antes de começar a praticar exercícios físicos para gestantes, consulte o seu médico e veja o que é indicado para o seu organismo. Afinal, cada grávida tem um histórico e características próprias.
7 atividades físicas na gravidez por trimestre
Anote as dicas para uma gravidez mais ativa e mais saudável. Jamais comece por conta própria. Avalie o estado de saúde com um profissional e siga as recomendações.
Primeiro trimestre
Desconfortos como enjoos, cansaço ou sono excessivos e até rigidez nos seios podem interferir na disposição e possibilidade de se exercitar.
Para as grávidas que já eram ativas, é só manter o que já era feito sem recorrer a nenhum aumento de intensidade, seja de peso, frequência ou ritmo. Para quem vai começar agora, tenha em mente que o objetivo é mexer o corpo, e não emagrecer.
Caminhadas, hidroginástica, natação e até musculação – sem esforço com os pesos – podem ser feitos.
Leia também:
– Gravidez saudável: conheça os melhores exercícios para grávidas
Segundo e terceiro trimestre
O segundo é a fase em que o sono incontrolável e os enjoos tendem a diminuir e há aumento de peso corporal. Com isso, podem aparecer certas dores nas articulações, retenção de líquidos, mais vontade de urinar, equilíbrio alterado.
No terceiro, a grávida está mais pesada e fica cansada com mais facilidade, além de ter certas restrições de movimentação.
É claro que isso varia de mulher para mulher, mas de modo geral, nos dois últimos trimestres a grávida pode fazer:
- Exercícios cardiovasculares: a regra aqui é não se cansar. Cansou? Pare na hora. 30 ou 40 minutos destes exercícios cardiovasculares são suficientes.
- Corrida: uma corrida em ritmo moderado, chamada jogging, podendo ser ajustada para uma caminhada ou uma corrida leve.
- Natação e hidroginástica: ótimos para trabalhar a respiração e condicionamento físico sem impacto nas articulações.
- Exercícios pélvicos: para se preparar para o parto e pós-parto.
- Pilates: ideal para fortalecer a musculatura pélvica. Não indicado para mulheres que nunca praticaram antes da gravidez.
- Yoga: para o fortalecimento muscular e para relaxar corpo e mente.
- Exercícios posturais.
Fique atenta aos sinais do corpo
Durante a atividade física, se você experimentar os seguintes sintomas, pare imediatamente:
- Perda de líquido pela vagina;
- Sangramento;
- Fraqueza muscular;
- Tontura ou sensação de desmaio;
- Inchaço nos pés, mãos ou rosto;
- Redução dos movimentos do bebê;
- Contrações;
- Falta de ar ou dificuldade para respirar;
- Dor de qualquer intensidade na área pélvica ou nos quadris.
O que você achou deste conteúdo? Você viu que cada trimestre requer necessidades específicas e que fazer exercícios na gravidez é benéfico tanto para o corpo e saúde tanto da mãe quanto para o bem-estar e desenvolvimento do bebê.
E como parte dos cuidados essenciais desta fase, que tal conferir uma Santa Dica?