Aprenda em 10 dicas como incluir o autocuidado na sua rotina

autocuidado
Compartilhe:

Seja você a sua prioridade. Com certeza você já ouviu essa frase e concorda com ela. Afinal, a rotina de trabalho, estudos e família exige tanta dedicação que um momento para o autocuidado de vez em quando é merecido. 

Você dedica alguns momentos do seu dia para cuidar de si? Você concorda que pausas diárias são importantes para cuidar da mente? Você considera a sua rotina propícia para o autocuidado?

Resposta negativa para uma ou mais perguntas acende o alerta de que você precisa pisar no freio!

Quer saber como incluir o autocuidado na sua rotina? É só continuar a ler o material e aprender em 10 dicas muito simples e comece hoje mesmo!

Leia também:

– Como lidar com a instabilidade emocional pós-pandemia? Leia!

O que é o autocuidado?

Em linhas gerais é o ato de cuidar de si. E a forma como ele é executado vai variar de pessoa para pessoa, pois depende exclusivamente dos gostos pessoais, afinidades e também do tempo disponível para incluir isso na rotina.

Calma, não vai ser difícil, mesmo com tantos compromissos para dar conta diariamente. Até porque o autocuidado é composto por coisas que você realmente gosta de fazer. Focar em atividades que não proporcionam relaxamento é contraproducente. 

A autoestima e a autoconfiança são fatores que exercem grande influência na forma como a vida é vivida e em como as adversidades são percebidas. Priorizar o autocuidado ajuda a melhorar esses dois. Ser capaz de cuidar de si, é mais fácil cuidar dos outros.

Fique atento. Não é autocuidado se você se sente forçado a fazer ou sem gostar. Isso porque o autocuidado tem o poder de recarregar as energias e não o contrário. Então se você se sente estressado e sem motivação para determinada atividade, considere excluí-la da sua rotina. 

Você pode se interessar por:

– Como cuidar da pele diariamente? Veja como deve ser feito

Como incluir o autocuidado na rotina?

O primeiro passo é reconhecer suas necessidades físicas, mentais e emocionais.

O segundo passo é analisar como o seu dia se desenrola e encontrar brechas para incluir atividades prazerosas e relaxantes para você e se esforçar para que as necessidades listadas acima sejam atendidas.

Se você se sente ou não sobrecarregado pelas exigências do dia a dia, o exercício do autocuidado, apesar de essencial para uma boa qualidade de vida, ele jamais será uma imposição.

Você é livre para exercê-lo ou não, se assim o preferir. Muitas pessoas podem servir de inspiração para praticar o autocuidado, mas somente você pode dar o primeiro passo. E tenha em mente que equilíbrio é a base para uma rotina mais leve e suportável. Não se sinta pressionado só porque alguém impôs que você precisa fazer tal coisa.

10 dicas de cuidado para o dia a dia

  1. Pratique seu esporte preferido. Ótimo para sair do sedentarismo e melhorar a saúde.
  2. Leia um livro. Melhor maneira de viajar sem sair do lugar.
  3. Medite. Os benefícios são comprovados: mais clareza na tomada de decisões, mais empatia e calma.
  4. Brinque com sua criança. É bom para ambos, principalmente para a criança, além de fortalecer os vínculos. 
  5. Cuide de plantas. Uma excelente maneira de decorar a casa e deixar o ambiente mais aconchegante.
  6. Dance. Prepare a playlist com suas músicas favoritas e ponha o corpo em movimento.
  7. Contemple o nascer ou o pôr do sol. Acorde um pouco mais cedo ou apenas preste atenção nesses momentos enquanto estiver no trânsito a caminho de casa ou do trabalho.
  8. Tire um dia de spa. E nem precisa sair de casa. Cuide da pele, das unhas e do cabelo. Tome um banho relaxante, use seus melhores produtos.
  9. Faça terapia. Importante para lidar com questões que podem estar atrapalhando sua vida.
  10. Encontre pessoas queridas. Nada melhor que estar rodeado de quem se ama. Reserve um tempo para conectar-se com os seus.

 

 

Viu como é fácil? Estas são apenas algumas dicas simples que podem ser incorporadas na sua rotina. É claro que a sua lista de autocuidado pode ser diferente. Use seus hobbies e interesses pessoais como base para criar uma rotina equilibrada. E não precisa gastar dinheiro se não quiser.

Agora que você já sabe como incluir o autocuidado na sua rotina, que tal agora ler como manter a pele saudável nesta quarentena? Veja as nossas dicas!

Compartilhar